segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reciclagem na Construção Civil !

A construção civil sempre buscou no meio ambiente a retirada de materiais que não são retornáveis, tais como ferro, areia, cal, alumínio, madeira, água potável. Desse tratamento vem o entulho, resultado das sobras, dos desperdícios e rejeitos de materiais. Esses entulhos podem ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, muro, prédio. Para evitar todo este desperdício e também ajudar na economia de custos, novas tecnologias estão sendo criadas, e que podem ser feitas a partir de reciclagem dos entulhos.
A onda verde, ou o século verde, com esta sendo chamado este século, com certeza será ainda mais discutido o meio ambiente e as aplicabilidades dos recursos naturais. A questão da ecologia, meio ambiente, relação homem-natureza e relação empresa – natureza mais do que nunca estarão na pauta das discussões quando o assunto for reciclagem e aproveitamento de materiais. Atualmente o ser humano está percebendo que a sua existência está sendo ameaçado tanto pelo descontrole de gastos e desmatamentos, quanto por abuso da exploração das fontes naturais de recursos.
O crescimento do consumo de recursos naturais finalmente está fazendo o homem refletir sobre sua forma atual de produção, diante de tantos danos ao meio ambiente, tendo inclusive gerado o efeito estufa, o aquecimento global do planeta, inversões térmicas, mudança nos biomas, alterando completamente a cadeia natural dos ciclos causando inclusive a extinção e diminuição de alguns seres vivos.
O uso abusivo dos naturais, um volume enorme de resíduos liberados pelas indústrias também são lançados diariamente no meio ambiente e somados ao desmatamento, aos lixos urbanos, a exploração acentuada do extrativismo vegetal e animal, poluição sonora, advinda do modo de vida capitalista só poderiam estar deixando o ser humano mais prejudicado em sua vida, sendo vítima fácil de doenças causadas por esta "situação moderna".
Construção de paredes com o litro pet.
ISOPET é um projeto desenvolvido para fabricação blocos de concreto contendo dentro do bloco duas garrafas pet de 2L, fechadas e vazias para a construção de moradias, esse projeto tem como objetivo economizar areia, tornando as paredes mais leves.

Casa construída com garrafas PET.

5 comentários:

  1. Importante tópico . A reciclagem é uma maneira de reaproveitamento e ajuda na limpeza do meio ambiente .

    ResponderExcluir
  2. Legal a casa construída com as garrafas ;D

    ResponderExcluir
  3. Uma ideia que deveria ser adotada . Muito bom .

    ResponderExcluir
  4. Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece, afinal o mundo produz em torno de 7 milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários. A finalidade da garrafa pet na construção civil foi de grande inteligência.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Esta seria uma solução para acabarmos um pouco com a poluição no meio ambiente, retirando uma grande parte das pets desprezadas pela população que acredita ser um material sem uso benéfico as mesmas.
    Parabéns pelo blog, os textos são criativos e mostram originalidade.

    ResponderExcluir