sábado, 25 de junho de 2011

Curiosidade: Casa Ecológica !

A construção ecológica segue as seguintes determinações:
Preservação da topografia do terreno – O trabalho feito na terra em uma obra causa impacto no terreno a ser construído. A camada que fica por cima do solo, que é fértil, será toda deslocada, sofrendo alterações. Outros materiais de camadas que ficam embaixo da superior serão trazidos para cima. Na construção de uma casa ecológica, a topografia natural fica imexível e se mantêm no lugar de origem.
Área de infiltração – Outra preocupação nas construções ecológicas é permitir a infiltração da água da chuva no terreno onde foi construída. Mesmo em terrenos com uma ocupação compacta é possível deixar alguma área de infiltração. Para isso é preciso prever um mínimo espaço para pavimentação e calçamento em locais onde não são necessários.
Iluminação e ventilação naturais – Economia é uma marca nas casas ecológicas. Por isso seu projeto favorece a ventilação e iluminação naturais já que são recursos que podem ser buscados na natureza. Essa atitude economiza com lâmpadas e ventiladores.
Materiais e técnicas de baixo impacto ambiental. Os materiais de construção devem ser escolhidos privilegiando as soluções locais. A madeira costuma ser importante na casa ecológica, desde que tenha procedência certificada. Os materiais de demolição são bem-vindos, pois incorporam o conceito de reciclagem à construção civil.
Isolamento térmico – O isolamento térmico da casa ecológica deve ser eficiente. Assim, ela permanecerá fresca nos dias quentes e aconchegante no frio, cortando gastos com ar condicionado ou calefação.
Aquecimento solar - A energia solar está a disposição para ser aproveitada, e por isso, o investimento em placas de captação de energia logo será recuperado com o tempo, uma vez que será mais econômico do que energia paga.
Captação de água da chuva. A água da chuva que cai no telhado pode ser captada e usada na casa ecológica para economizar água tratada. O custo de um sistema de captação é recuperado com a economia na conta de água.
Tratamento de águas residuais – Bastando apenas uma estação compacta de tratamento de água pode transportar a água quase limpa para ambientes definidos ou para o sistema de esgotos da cidade.
Redução do entulho – A fim de evitar o desperdício, conhecido na construção civil do Brasil, pode-se prever a otimização do uso do material, evitando excesso de entulho e sobras dos canteiros de obra. Mas isso vai também dos condutores da obra orientando os trabalhadores para agirem de forma responsável.
Paisagem discreta – Um toque de paisagismo na construção de uma casa ecológica pode fazer ela se integrar ao ambiente, sem sobreposição, tornando-se mais um elemento na paisagem e não o centro de tudo.
Verde - verde - Quanto mais verde, melhor na casa ecológica. O fato de haver verde já justifica seu cultivo, se não vejamos: os vegetais removem o gás carbônico do ar e ainda reduzem o efeito estufam, contribuindo para um ambiente saudável.
Mobília ecológica - Uma mobília ecológica fará grande diferença dentro da casa, além de promoverem a produção de materiais de baixo impacto. Podem ser feitos a partir de fibras naturais como vime e algodão, entre outras alternativas.
Coleta seletiva de resíduos. Na casa ecológica estão previstos espaços e mobiliário para a coleta seletiva avançada dos resíduos sólidos.
Água Econômica – Algumas atitudes podem ajudar na economia de água, como a descarga do vaso sanitário, podem ser feitas com alternativas de baixo consumo, dispondo de dois tipos de descarga (2 ou 6 litros). As torneiras também podem ser do tipo aerado, ou seja, mais econômicas.
Energia Econômica - Também há várias formas de se manter a economia de energia: aquecimento solar, fotocélulas para iluminação externa; dimmers para iluminação interna; lâmpadas econômicas e eletrodomésticos certificados, entre outras.




Benefícios da casa ecológica
Para o usuário
  • Nenhum gasto mensal com energia elétrica e gás butano;
  • Redução do consumo de água, em torno de 20%;
  • Água aquecida;
  • Mais conforto térmico e sonoro;
  • Economia na construção quando comparado a sistemas tradicionais de construção;
  • Redução no consumo de energia elétrica, etc.
Para o meio ambiente – Retira do meio ambiente
  • 700(setecentos) kg de pneus;
  • 8(oito) toneladas de entulho da construção civil;
  • 4.000(quatro mil) garrafas PET;
  • 3.000(três mil) caixas de leite tetra park;
  • Água da chuva que pode contribuir para enchentes (reservatório de duzentos litros);

5 comentários:

  1. Bem legal esta curiosidade . Vemos que sempre tem jeito, basta a gente querer .

    ResponderExcluir
  2. legal d+ esse tema,algo muito importante e que se tornado muito frequente em nossas vidas,afinal temos que cuidar bem do nosso planeta é o nosso lar doce lar!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o tema ;D Gostei ..

    ResponderExcluir
  4. esse assunto de construção ecologica é bem interessante e deveria ser mais divulgado para o resto da população. Muitas ainda acham que esses novos métodos são ineficazes e sem grande segurança na sua estrutura. Parabéns, foi uma bela escolha do tema

    ResponderExcluir
  5. gosto muito este assunto, mas a gente nao acha pessoas qualificadas que controe. Tambem existe o ecowood, madeira plastica que e otimo para fazer casas.

    ResponderExcluir