terça-feira, 24 de maio de 2011

Construção Civil : Tipos de terreno e fatores de influência !

É importante que saibamos qual a definição elaborada por alguns geógrafos sobre o que seria um terreno: "É uma porção de crosta que foi transportada lateralmente, normalmente como parte de uma placa maior, e é relativamente flutuante devido à espessura ou baixa densidade".
O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. No que tange à mecânica dos solos, é é importante conhecer os três tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso.

Arenoso: São aqueles em que a areia predomina. Esta compõe-se de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nu. Possuem grande permeabilidade, ou seja, a água circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente caso a água não seja reposta, como acontece nas praias.
Imagine a seguinte situação: fazermos uma construção sobre um terreno arenoso e com lençol freático próximo da superfície. Se abrirmos uma vala ao lado da obra, a água do terreno vai preencher a vala e drenar o terreno. Este perderá água e vai se adensar, podendo provocar trincas na construção devido ao recalque provocado. A ilustração a seguir mostra o que pode acontecer:


Estradas construídas em terreno arenoso não atolam na época de chuva e não formam poeira na época seca. Isto porque seus grãos são suficientemente pesados para não serem levantados quando da passagem dos veículos, e também não se aglutinam como acontece nos terrenos argiloso. Estes, em comparação, quando usados em estradas sem pavimentação, torna as pistas barrentas nas chuvas e na seca formam um pisa duro. Já estradas com pisos siltosos geram muito pó quando os veículos passam, tudo isto em função do tamanho dos grãos e de como eles se comportam na presença da água.

Argilosos: Caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como consequência do tamanho dos grãos, as argilas:
• São fáceis de serem moldadas com água;
• Têm dificuldade de desagregação.
• Formam barro plástico e viscoso quando úmido.
• Permitem taludes com ângulos praticamente na vertical. É possível achar terrenos argilosos cortados assim onde as marcas das máquinas que fizeram o talude duraram dezenas de anos.
A maior parte do solo Brasileiro é de solo argiloso e este tem sido utilizado de maneiras diferentes ao longo da nossa história, desde a taipa de pilão do período colonial até os modernos tijolos e telhas cerâmicas, sem falar dos azulejos e pisos cerâmicos.
Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade. Aliás, são tão impermeáveis que tornaram-se o material preferido para a construção de barragens de terra, claro que devidamente compactadas.

Siltosos: É um pó como a argila, mas não tem coesão apreciável. Estradas feitas com solo siltoso formam barro na época de chuva e muito pó quando na seca. Cortes feitos em terreno siltoso não têm estabilidade prolongada, sendo vítima fácil da erosão e da desagregação natural precisando de mais manutenção e cuidados para se manter. 

Existem outras características que são observadas por quem pretende construir algo, entre elas estão:

Topografia: Ela pode demandar grandes movimentos de terra, como aterros ou escavações, ou ainda a construção de estruturas de contenção. É preciso considerar se o terreno é plano ou se está em desnível. Será chamado de plano quando estiver no mesmo nível que a rua, declive estara localizado abaixo desse nível e um aclive localizado acima. Tanto os terrenos em aclive como aqueles em declive normalmente oferecem algum tipo de vista; e os terrenos planos, se estiverem próximos a várzeas, correm o sério risco de ficarem alagados com a chuva.

Iluminação: É preciso levar em conta a quantidade de sol que bate no terreno. A melhor posição do terreno em relação ao sol é a face norte. Um terreno tem sua frente na face norte quando, olhando o a frente do terreno da rua, o sol nasce do lado esquerdo do terreno e se põe do lado direito. A escolha desta face é interessante por propiciar um melhor aquecimento da residência.

As fotos abaixo, mostram o inicio da construção do Shopping Independência, situado na Avenida Independência na cidade de Juiz de Fora. Mostram a preparação do terreno.


De acordo com as fotos,podemos destacar uma outra característica na qual foi utilizada  para a construção do shopping, a localização, isto é, a distância de alguns locais públicos como ponto de ônibus, facilitando o deslocamento das pessoas do shopping as suas casas e vice-versa.

Um comentário:

  1. Muito bom galera . Estão selecionando muito bem o conteúdo . Espero as próximas postagens.

    ResponderExcluir